sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

  FILME: PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA 


    Tendo como ambiente o bairro  Harlem em Nova York, no ano de  1987, oenredo do filme é baseado na história de Claireece "Preciosa" Jones,  garota Afro-Americana de dezesseis anos de idade,  repleta de dificuldades. Violentada  sexualmente por seu pai, espancada a todo o momento pela mãe,  cresce pobre, analfabeta, obesa, sem o devido acolhimento familiar e constantemente vitima de preconceito.Trava uma ferrenha e árdua luta exterior e interior, passa dor e  se sente impotente, até  que a personagem começa uma jornada em busca da superação da opressão através da educação. o que a levará ao mundo novo.

    Preciosa -Uma História de Esperança é um  drama de 2009 do produtor e diretor Lee Daniels,sendo estrelado por Gabourey Sidibe, Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Mo'Nique. A obra concorreu a diversos prêmios como o Oscar e o Globo de Ouro, sua atriz principal, Mo'Nique, ganhou os prêmios descritos na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. A forma usada para transmitir a história da protagonista revela o mundo objetivo e subjetivo ao qual ela esta inserida, desfruta de diversos recursos técnicos nas gravações, como uso de vídeo grafismo para a reprodução dos pensamentos da personagem, além da produção de cenas à parte do contexto real.  O enquadramento nas gravações das cenas reproduzem de forma clara e objetiva o
contexto, as atitudes e reações das personagens, podemos dizer que o diretor foi ousado quanto aos recursos de gravação, usando variadas formas de enquadramentos, ângulos, planos, apresentando também um movimento de câmera moderado, adequado ao sentido da cena.

     De maneira realista, o pesadelo vivenciado por vítimas de violência em seu próprio lar é apresentado no filme. Sem amigos, a garota carrega em seu rosto um semblante sempre fechado,  em sua casa, as cenas são sempre escuras, o que expressa o obscuro,a falta de vida  e a desesperança. Porem, as cenas imaginarias de Preciosa, revela seus sonhos, uma figura famosa, cercada por fãs, com muitas cores e luzes. As inúmeras adversidades enfrentadas por Preciosa  não fazem ela deixar de acreditar que pode ter um futuro melhor. No entanto , o final deste longa não  revela uma Preciosa igual as de sua imaginação, famosa e  amada, nos revela uma Preciosa que ainda enfrenta grandes dificuldades, como sozinha cuidar da filha portadora de Síndrome de Down e do filho recém nascido, a dificuldade em conciliar a escola com um futuro emprego e as conseqüências do vírus da AIDS.  Ela apresenta progressos que proporcionaram uma vida melhor e com certeza mais feliz.

       Tal desfecho faz o espectador refletir perante esta realidade que ainda  hoje é apresentada de forma obscura para a sociedade. O filme traz a tona o cotidiano de quem é vitima do estupro,incesto, preconceito racial e físico, faz uma menção crítica e inteligente a essas questões enraizadas não só na sociedade americana, estão espalhadas ao redor do globo.  Obras como essas faz despertar de um mundo individual para a realidade coletiva, mostram que a desunião não nos fortalece, e que o bem querer próprio é a maior arma que podemos ter contra as dificuldades enfrentadas ao longo da vida.


 Ayrton Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário